15 março 2015

"Semeando a terra nas margens do Rio Zêzere"


 “Agricultura Lusitana” dá nome ao mais recente projecto de Craft + Design proposto pela ADXTUR a um grupo diversificado de criadores nacionais. Em Maio, tudo sobre este projecto será revelado na Alemanha, na Eunique - Feira Internacional de Art & Design, em Karlsruhe, onde Portugal é o país convidado. 

 Enquanto criadora na área dos Têxteis Contemporâneos, integrei de novo este fantástico grupo de criadores. Para a concretização deste novo desafio, embora deslocada do território das Aldeias do Xisto, encontrei uma forma de me aproximar deste lugar e assim me inspirar para a criação da minha peça. Viajei até este lugar, através das imagens aéreas deste território adquiridas à distância de um clique. Através dessas imagens reais do território, situadas sobretudo às margens do Rio Zêzere, inspirei-me com os desenhos que fui encontrando dos retalhos de terras cultivadas e que me faziam lembrar aliás as minhas mantas de retalhos. 

 O ano de 2015, iniciou-se assim com uma nova etapa deste projecto e ao longo de dias, no estúdio, continuei ligada à terra, a sentir-me uma espécie de agricultora. Durante os últimos meses acordei com o cantar do galo. Mergulhei sobre a terra. Fresei e semeei os campos, não com as alfaias agrícolas, mas com as minhas ferramentas de trabalho: as mãos, os tecidos, as agulhas e os fios. Com gestos contínuos, persistentes, minuciosos e cuidados, era como se estivesse, eu mesma, a semear também a superfície destas almofada, intituladas Semeando a terra nas margens do Rio Zêzere.



05 março 2015

3 meninos + 3 meninas = 6 viagens culturais


 Em Outubro deste 2015, estreia uma nova produção da Companhia de Teatro de Marionetas de Mandrágora​. A convite da Filipa Mesquita aceitei este grande e belo desafio de criar todo o universo plástico dos "Descobridores", um espectáculo para bébés. 

 Por aqui já comecei a dar forma, com os tecidos e os fios, aos meus meninos e meninas. São seis lindas crianças. Três meninos e três meninas. Seis cores. Seis culturas. Seis viagens. 

[revelando os bastidores de todo o processo de criação deste espectáculo - GALERIA