25 novembro 2014

em modo AzEitOnA


 com o mês de dEzEmbrO à porta, não há pinheirinhos sem AzEitOnAs por perto. por estes dias além de andar com a cabeça na 4ª Edição do Calendário do Advento, as mãos percorrem com a agulha alguns quilómetros de tecido. no atelier, em casa, continuo em modo AzEitOnA. sempre com o Matias por perto muito atento a olhar os fios que passam daqui para ali, dali para aqui... e de vez em quando uma AzEitOnA desaparecesse.

21 novembro 2014

com o natal à porta!


 com o natal à porta algumas das minhas personagens de pano fizeram as malas e seguiram viagem. OVAR AVEIRO e LEIRIA, são alguns dos lugares que vão receber, no mês de dezembro, algumas das minhas criações. 

 no Atelier em BRAGA estou a preparar um Showroom com oportunidades fantásticas para ti. desde 2005 que me dedico à criação de personagens de olhar atento e sonhador. algumas dessas peças, ainda guardadas em caixas, saltaram cá para fora e vão ser excelentes oportunidades de natal. no entanto estão limitadas ao stoque por isso não te demores muito! 

05 novembro 2014

desta "árvore" semeei as primeiras histórias à janela...



 hoje, a campainha do meu espaço Janela Adentro [uma história à janela] tocou. tinha passado alguns minutos a fotografar a minha Mostera mais vulgarmente conhecida como Costela de Adão. descobri este outro belo exemplar numa revista e parecia que estava a olhar para a minha “árvore de casa”. de outros objectos que cuido, esta planta continua a ser aquele “objecto” especial. é aquele que mais se terá enraizado em mim. aquele que é como se fosse parte de mim. oferecida pela tia, é desde esse dia, aquele “objecto” que precisa de um cuidar diferenciado da maioria dos outros objectos que cuido de outros jeitos. e esta “árvore” continua a ser inegavelmente a protagonista neste salão, apesar da beleza do próprio lugar que a acolhe. se alguns se lembram, “A Árvore do Advento” deu nome à 1ª Edição do Calendário do Advento. foram as primeiras 24 histórias que espreitaram através desta janela. foram as primeiras sementes lançadas nesta janela e eis que ganharam raízes e este ano celebramos o 4º Calendário do Advento. 

 minutos depois de pousar a revista, a campainha tocou. era alguém que me devolvia umas sementes. assim que cheguei a casa e comecei a passar as imagens que havia feito de alguns dos apontamentos registados com a máquina fotográfica reparei na ligação destas imagens. a planta. a terra. as sementes. curioso como o tema “terra” tem sido recorrente nas memórias e nos assuntos tratados nos últimos tempos. alguns podem achar que estou louca. achar que na minha mão tinha sementes. como disse ainda por estes dias, nem todos são capazes de entender estas coisas. a leitura do mundo à nossa volta pode ser feito de variadas formas, eu continuo a preferir esta forma de o ver, de o sentir e de o partilhar. 

[da imagem da revista, já que já tenho a planta, gostaria de ter uma lareira ou uma salamandra para me aquecer nos dias de frio que já se fazem sentir também por aqui ]

na casa vazia da avó...


 quando regressamos aos lugares onde as pessoas existiram um dia percebemos que elas permanecem vivas nas memórias dos lugares e dos objectos. por isso procuro resgatar alguns objectos e continuo a cuidar deles. fazem parte de mim de formas que nem todos são capazes de entender.

 antes de vir embora da casa vazia da avó e antes de fechar a persiana despertei de novo o olhar com este tapete. já vi projectos de tapetes e paredes que ao serem esborrifadas de água criam pequenos jardins. a natureza cria todas as possibilidades, nós recriamos apenas aquilo que às vezes somos capazes de ver através dela. aqui fica este belíssimo apontamento para lembrar do dia em que muitos recordaram aqueles que já partiram.

 deixei o tapete no mesmo lugar onde o fui encontrar desta forma, em simbiose perfeita com o elemento natural, e espero re-descobrir nele a magia na próxima visita à casa da avó e que afinal continua viva.

04 novembro 2014

OFICINA I Boneco de Pano para ofereceres este NATAL


 À volta da mesa de trabalho do meu estúdio já reúne algumas pessoas para esta Oficina de Criação de um Boneco de Pano feito à mão. Algumas participantes entraram com receio de pegar nas linhas e na agulha, outras não iam com muita esperança de alguma vez conseguirem fazer um boneco a sério, outras confessaram que já tinham experimentado antes mas que era sempre um desafio e uma experiência nova. Uma coisa tinham todas em comum, a vontade de tentar porque queriam muito regressar a casa com um novo amigo de pano.

 E porque há sempre alguém que não pode naquele dia e no outro, outros que só descobrem agora ou só agora ganham coragem, para qualquer uma das razões que possam existir, aqui fica mais esta oportunidade.

 Neste natal laça um desafio a ti mesma e sê tu a criar um boneco de pano feito à mão para surpreender alguém especial. Ao pé do pinheiro vais colocar um embrulho que alguém vai abrir à meia noite do dia 24 de dezembro. Lá de dentro vai saltar um boneco de pano feito por ti. Quem o receber vai dizer: “É o melhor presente de natal que alguma vez recebi!”.

inscrições. janelaadentro@gmail.com