28 outubro 2014

uma janela encantada da cidade


Quando um olhar atento descobre uma janela encantada na cidade de Braga.

Para muitos poderá ser somente uma janela da cidade, para outros a magia acontece quando o olhar é desperto pelos objectos e pelas histórias que povoam as janelas do meu estúdio. A primeira vez que entrei naquele salão e olhei as enormes janelas voltadas para a rua deslumbrei-me com a sua grandiosidade e pela luz natural que entrava janela adentro e pintava de tons de dourado o chão de madeira. Nesse instante percebi que essas janelas iam sorrir para a rua da cidade de Braga. Noutros tempos, noutros lugares já havia transformado as janelas das minhas salas de trabalho como montras de exposição habitadas pelas silhuetas e pelos olhares misteriosos das minhas personagens. De duas pequenas janelas numa casinha pequena que mais parecia uma casinha de bonecas, a partir deste novo instante as janelas haviam crescido e se multiplicado. Fez sentido pensar num novo projecto, chamei-lhe Janela Adentro [uma história à janela].

Desde então este projecto tem vindo a conquistar muitos sorrisos e os olhares mais atentos que vivem, passeiam ou simplesmente visitam a cidade. Esta ideia de partilhar a minha janela com outros artistas acontece desde 2011. Foi aliás em dezembro desse ano que desafiei pela primeira vez 24 autores para habitarem cada uma das vidraças das minhas janelas a fim de juntos recriarmos um Calendário do Advento.

Todos os anos as ruas da cidade se iluminam com as decorações natalícias e esta janela transforma-se com vista para a Rua de Santo António da Praça a qualquer hora do dia e da noite. De 1 de dezembro a 6 de janeiro vem descobrir esta Instalação Colectiva. Os convites para esta 4ª Edição já começaram há uns meses. Há meses que a atenção e o entusiasmo está voltado para esta iniciativa.  Desde o início de outubro que me tenho sentido uma agente imobiliária a assinalar as vidraças da minha janela com os habitantes desta edição para o Calendário do Advento. Os convites começaram a ser feitos e embora vizinhos já com presença habitual nesta iniciativa, existem autores novos e de todos eles pela primeira vez duas participações estrangeiras. Mais uma vez juntos desejamos inspirar e encantar os olhares curiosos que passeiam pelas ruas da cidade de Braga.

De 1 a 24 de dezembro, vem descobrir em pormenor os autores, os objectos e as histórias que habitam cada um dos dias deste Calendário. É aliás através do Blog e da página de Facebook que podes seguir e descobrir por dia e em pormenor, exactamente à meia noite, cada uma destas janelas. São 24 histórias que nos irão encantar. São 24 autores para conhecer.

Eu partilho orgulhosamente este projecto com a cidade de Braga e com tantos outros lugares e pessoas pelo mundo que seguem este projecto à distância de um clique. A todos os artistas e autores que participam nesta edição aqui fica um enorme abraço e até breve. Faltam exactamente 34 dias para inaugurarmos este fantástico Calendário do Advento. Nesse dia veste um casaco bem quente e confortável e vem ao nosso encontro nesta rua da cidade para juntos espreitarmos e descobrirmos esta janela encantada.

Atenção. Existe uma janela neste calendário que ainda pode ser habitada por ti. Foi lançado o passatempo "A tua Carta".  A data para o envio das cartas em forma de história, postal, desenho ou simples apontamento criativo, inicialmente era até dia 31 de outubro mas podem agora ser enviadas até dia 15 de novembro para o seguinte endereço: Vânia Kosta (Janela Adentro), Rua de Santo António (Praça do Município), nº11, 1ºandar, 4700-000-Braga