26 junho 2014

com os olhos postos na rua...


 depois da folia das festas populares do São João um pequeno passeio... sem pensar, apenas caminhar e olhar em volta. antes de sair de casa a AzEitOnA pediu muito, muito, muito e conseguiu ganhar um espaço no saco e acompanhar-nos no passeio. de olhos de fora foi espreitando as ruas da cidade. numa das ruelas que ligam a tantas outras ainda encontrou o São João e disse Olá. paramos aqui e ali. aqui e acolá. depois de algumas fotografias regressamos a casa muito mais contentes.

18 junho 2014

um pedaço do céu em retalhos...


 no atelier... brincar enquanto se trabalha a sério. uma sessão de fotografia divertida. alguns de vocês poderão ver essas imagens e perguntar o que andei eu a fazer? isso só poderão descobrir daqui por alguns dias. estes trabalhos vão ser apresentados no 9º Encontro dos Elementos à Solta, na Aldeia da Cerdeira, de 12 a 20 de Junho. uma iniciativa a não perder que reúne artistas nacionais e internacionais, num ambiente fantástico, nesta belíssima Aldeia do Xisto que por estes dias se veste de Arte. conhece o programa e diz lá se não vale a pena ir?

 e por cá, por estes dias, foi assim aqui no atelier. unir retalhos de tecido uns aos outros. um pedaço do céu em retalhos poderia eu dizer. para descobrires mais já sabes... vem de encontro à continuação desta história aqui.


12 junho 2014

santo antónio ou são joão?


 por estes dias diverti-me a fotografar. sempre a pensar - é agora que vou deixar cair o vaso - mas tudo correu bem e este é o resultado. não estive muito tempo às voltas com este cartaz porque o tempo era pouco e queria partilhar o quanto antes, afinal as festividades já começaram. e que tal celebrar com uma pregadeira especial? a menina manjerico foi uma peça criada em 2009 e continuam a conquistar sorrisos. e tu? vais querer uma para celebrar este santo antónio e este são joão? faz a tua encomenda por e-mail ou então passa na Loja do Tesouro da Sé, em Braga, porque por estes dias vais lá encontrar este belo manjerico!

 envio as encomendas para tua casa. para mais informação basta enviares-me uma E-MAIL a fazer o pedido. 

[pregadeira - menina manjerico // 100% nacionais para celebrar as festividades de são joão e de santo antónio em qualquer parte do país. 100% garantido que o manjerico se mantêm verde e bonito durante todos os dias do ano] 

09 junho 2014

desenhando...


 mais uma vez fui convidada a participar no 9ºEncontro dos Elementos à Solta - Art meets Nature de 12 a 20 de Julho, na Aldeia da Cerdeira em plena Serra da Lousã. SER OU NÃO SER... nesta edição são questões como IDENTIDADE e AUTENTICIDADE os temas que ligam as exposições, instalações e palestras. 

 no início do ano comecei a arrumar o sotão. encontrei objectos com muitas histórias para contar. da poeira resgatei alguns deles. encontrei muitos desenhos e perguntei porque parei de desenhar como dantes. encontrei este entre tantos outros. aqui os fios, esses, já existiam. já uniam pedaços de papel. ligavam fragmentos. procuro as ligações que acontecem entre as formas que vou criando. às vezes tudo se cria de forma tão intuitiva e natural. olhando para os desenhos, os esboços, as fotografias, as esculturas que ganham forma através dos tecidos encontro linguagens comuns. elementos que reflectem uma identidade. sou eu que vivo nessas formas de expressão e de mim tantas coisas fazem parte.

(desenho a grafite I 2002 // trabalho que integrou a minha primeira Exposição Individual de Desenho, Pintura e Escultura, realizado na Torre de Menagem, em Braga, em 2002)

08 junho 2014

pirilampo mágico...


 o matias veio cá para casa em outubro de 2013 e era ainda muito pequenino. cabia na palma da minha mão e estava muito fraco. ninguém sabia se ia resistir. ainda tão pequeno já tinha suportado o frio, a chuva e o vento do inverno lá fora. só podia ser um guerreiro. no quentinho, protegido e alimentado foi recuperando e tornou-se um belo gato aceite por todos aqui em casa. por estes dias com a chegada de um novo pirilampo mágico a casa o matias tem andado entusiasmado. o pirilampo onde quer que esteja é descoberto pelo matias e vai parar a outro lugar da casa. por onde andas tu agora pirilampo?

quando a minha janela se abre para a cidade I BRAGA


 às vezes olhamos o céu e encontrámos-lo vestido de tons de cinza. noutros dias radiante. quando o dia se deita podemos encontrar a lua lá no alto. na cidade de Braga quando olhamos para o céu podemos encontrar ainda esta janela. uma janela com uma nova história para nos encantar. quando a minha janela se abre para a cidade aproxima o universo que existe atrás das cortinas com o mundo que corre lá fora. e esta janela liga muitos lugares. a minha melhor recompensa é escutar as pessoas dizerem que esta janela dá vida à rua e à cidade. é saber que esta janela é descoberta por novos olhares. uns que nos chegam de outros lugares e continentes. uns porque olharam para o céu. outros guiados por roteiros. e aqueles porque simplesmente a descobriram de outra forma e se encantaram por ela. uns que voltam e trazem um amigo. eu gosto da minha janela. 

 até dia 28 de Junho ela é habitada por Lugar Branco, de Rita Cortez Pinto. Uma instalação à janela, no Espaço JanelaAdEntrO [uma história à janela] e em ligação com outro espaço da cidade, a Galeria do Jardim do Museu Nogueira da Silva. dois lugares ligados por uma mesma história. 

 Lugar Branco, é segundo a artista, um lugar de desenho. São paisagens, lugares de contemplação, interiores ou exteriores. Lugar Branco é vento, sal, humidade e ruído do gelo.

04 junho 2014

work in progress...


entre a mesa o o chão se espalham materiais. entre o céu e a terra... o atelier está ao rubro. retalhos. amostras de tecidos espalhadas por todo o lado. entusiasmo. desenhos. desejos. a música a envolver o espaço e as criações. novelos de linhas espalhados. nos próximos dias, este vai ser o meu lugar, a tempo inteiro, mesmo quando fechar a porta e regressar a casa sem horas marcadas. tudo o que aqui está vai guardado aqui dentro de mim para qualquer outro lugar. 

 estes trabalhos vão ser apresentados no 9º Edição dos Elementos à Solta, na Aldeia do Xisto da Cerdeira. um evento que reúne trabalhos de diversos autores nacionais e internacionais numa Aldeia que se torna por esses dias numa Galeria de Arte ao Ar Livre. um evento a não perder e que acontece de 12 a 20 de Julho. [para saber mais sobre a programação para este ano clica AQUI]