28 abril 2013

"Sonhos às Pintas Vermelhas" I Leça da Palmeira


 na tua agenda podes anotar este dia. no próximo dia 4 de maio, sábado, pelas 17h, esta Exposição "Sonhos às Pintas Vermelhas" vai habitar o espaço Mãos à Arte, em Leça da Palmeira. Apareçam!!! *

25 abril 2013

respirar livremente!


 num dia de sol um passeio à montanha... poderíamos ter pensado em preparar um piquenique para o dia mas o destino era conhecer, para quem não conhecia e eu era uma delas, um pequeno tesouro gastronómico no cimo de uma montanha. destino "O Nariz do Mundo"! como iria imaginar também que de sobremesa ia saborear umas belas rabanadas mergulhadas em mel da montanha? fora de tempo?! quem o diz?... quase tudo que vem fora de tempo sabe bem. um gelado no inverno por exemplo. quem disse que saborear rabanadas sem ser no natal é fora de tempo? não poderia ter sido servida melhor sobremesa que esta depois de um belo almoço. a companhia e a boa conversa continuou passeio adentro. uma paragem aqui para uma ou outra fotografia. uma paragem além. um pequeno garrano, nascido há poucos dias que se atravessa assustado em frente ao carro. a máquina fotográfica que não saltou fora da janela a tempo de registar esse momento... mais adiante outra paragem. outro momento que fica registado. um belo passeio à montanha num belo dia de sol.

19 abril 2013

em maio Atelier AbErtO



 a oportunidade que faltava para conheceres uma casa que no dia-a-dia pode passar despercebida aos olhos de alguns. outros já devem ter olhado curiosos as janelas desta casa. uma casa habitada por personagens que provavelmente até já deves ter conhecido noutros lugares. personagens que já nos habituaram com o seu olhar terno e sonhador. alguns, em tempos, já sorriram timidamente das janelas desta casa. será que já os viste, nesta rua da cidade, a espreitarem à janela? em MAIO, num dia que ainda vamos anunciar, a porta desta casa vai se abrir para ti. se por ventura a brisa a fechar, terás uma campainha com uma pinta vermelha em que podes tocar antes de entrar.

 lá dentro, ao cimo de uma escadaria, existe um espaço que acolhe o projecto Dedal no Dedo. vem conhecer este lugar. deixa-te encantar pelas personagens de pano e outras criações que habitam esta casa. quem sabe neste dia encontras aqui dentro uma OPORTUNIDADE para levares contigo para casa uma das criações deste projecto. vais deixar passar este dia em branco?

13 abril 2013

Espaço X - Praça das Cardosas I PORTO


 hoje, pela manhã lá segui caminho à estação de comboios com uma mala de gatos azeitonas, saloias, os bonecos da família peúga e tantos outros personagens do projecto Dedal no Dedo... seguimos com destino à cidade do PORTO. chegando à estação, mesmo em frente a São Bento, uma das entradas para a Praça das Cardosas. aí, mesmo em frente, está desde o ano passado o ESPAÇO X das Aldeias do Xisto. um espaço em simbiose com a Casa da Guitarra. por lá estive a criar algumas da minhas personagens mostrando para quem queria espreitar como nascem estas personagens... a técnica, as matérias primas, as formas que o simples gesto de criar assumem quando me entrego a este projecto. no fim da tarde regressei a casa mas eles ficaram por lá e por lá vão continuar até ao final do mês de ABRIL.

12 abril 2013

making off..


 um dia que já se esperava agitado pelo atelier e a chuva que teimava em cair do lado de lá da janela. uma visita agendada há uns dias e eu que já aguardava um pouco ansiosa que a campainha toca-se. um dia que começou como tantos outros. acordei. tomei o meu pequeno almoço com o habitual bico de pato aquecido com manteiga. acordei com a certeza que o dia ia ser de facto diferente pelo atelier embora a manhã tenha começado normal. uma vez já no atelier retomei as formas que ando por estes dias a explorar e que sabia que fariam elas também parte do trabalho que ia hoje mostrar. a campainha tocou por fim. de resto o que aconteceu aqui dentro vai continuar para já no segredo de alguns. um dia relativamente agitado posso dizer. coisas espalhadas aqui e acolá. holofotes que se ligaram vezes sem conta. flashes que se dispararam tantas outras vezes. um gravador que se manteve ligado. uma conversa que acontece. peças que tomaram um lugar no cenário. aqui aconteceu. para finalizar a ordem de trabalhos a silhueta de um dos autores desta história. escolhida a forma como queria ser desenhada, lá me deitei no chão segundo as indicações. uma silhueta que aconteceu no papel. eu de braços abertos. uma boa forma de continuar neste projecto. de braços abertos para continuar a partilhar o meu trabalho criativo. de braços abertos... 

11 abril 2013

gotas de chuva com raios de sol...


 hoje o sol resolveu espreitar. abraçou com a sua luz o meu cavalinho de madeira. as raízes da minha "árvore de casa" continuam a passear pelo chão. as suas folhas "gigantes" também procuram esta luz. a luz que entra sem vergonha e as folhas voltam-se para ela... ela que espreita lá de fora alegremente. mas antes destes primeiros raios de luz de hoje chegarem aqui bem perto, ainda ouvi muita chuva a cair lá fora... muita gente a correr para se abrigar... muita gente a fugir dela... e eu sorria aqui dentro. porque, aqui dentro, fazia gotas de chuva. *

03 abril 2013

carrego um jardim na cabeça...

[O Livro do ano de Afonso Cruz, editora Alfaguara]

 é certo que o dia começou cinzento. algumas gotas de chuva que caíram no parapeito da janela logo pela manhã a desejar os bons dias... e ontem esteve um dia tão brilhante! finalmente pensei que tinha chegado a primavera... mas eis que nos volta a pregar um partida. EM ABRIL ÀGUAS MIL já diziam os antigos e este ano parece que voltaram a acertar, mas hoje acordei com um brilho particularmente especial aqui dentro. uma vontade de criar. de espalhar os materiais e comunicar com eles sobre os papéis e os tecidos. hoje sei que vai ser um dia de sol aqui dentro. hoje vão nascer ideias. hoje vou crescer mais um bocadinho. apesar do dia cinzento lá fora, como me sinto feliz aqui dentro com o "jardim enorme que levo na minha cabeça" no caminho para o atelier... pego na chave. abro a porta. entro. viajo... e mais logo à tardinha são horas de regressar a casa sorrindo.