28 outubro 2012

a mercearia da cidade...


o meu encantamento por esta mercearia remonta aos tempos em que entrava com a mãe para levar para casa pequenas coisas que faltavam por lá. o pai também foi lá comprar corda de sisal algumas vezes e lembro-me de uma vez que entrei com algumas moedinhas na mão para comprar um frasco de vinagre que faltava para a tia temperar a salada do almoço. sempre gostei de ver as vassourinhas penduradas à porta. os novelos e tantos outros objectos pendurados no tecto. os sacos de feijão. as batatas e as cebolas nos caixotes. as barras de sabão rosa no balcão, mesmo ao lado da balança. as prateleiras, daquele mobiliário fantástico, recheadas de produtos portugueses e ao balcão o senhor josé. sempre pronto para receber os seus clientes. por vezes com um sorriso escondido em alguma timidez. conheço desde sempre esta mercearia e hoje continuo a passar, quase todos os dias, bem perto dela e sorrio.

em tempos já havia feito alguns apontamentos deste espaço no sentido de ajudar, um dia, a lembrar como era. felizmente que todos nós ainda podemos continuar a lá entrar. ela existe no mesmo lugar de sempre. talvez estes apontamentos ajudem noutro dia [muito mais adiante espero] a ilustrar esta memória aos filhos, aos sobrinhos ou aos netos.

hoje descobrimos projectos que ajudam a manter viva essa memória da cidade. foi o que aconteceu no passado dia 25 de outubro no teatro circo. o documentário Singular Comum que nos falou de alguns destes espaços da nossa cidade de braga. mas são espaços que podem ser daqui de perto, bem perto mas que existem também na tua cidade. são memórias comuns. as nossas memórias.

o meu encantamento por esta mercearia é aqui partilhado com todos aqueles que também são capazes de sorrir com estes pequenos tesouros de que são feitas as nossas cidades.

26 outubro 2012

quilómetros de linhas...


nos últimos tempos são vários quilómetros de linha percorridos com as agulhas. isto é um bom sinal. estão a nascer várias criações por aqui! *

25 outubro 2012

brevemente no porto...



no CCBombarda vamos apresentar um novo projecto "Craft em Português". os caminhos deste grupo de criadores nacionais foram-se cruzando ao longo destes anos. "hoje" estamos juntos neste projecto.  estaremos presentes neste lugar de 10 de novembro até 31 de dezembro com uma mostra significativa de algumas das nossas criações. 

eu faço parte deste projecto e sei que tu, que tens seguido o meu percurso, vais estar atento(a). aqui podes contactar directamente com os autores e adquirir algumas das nossas peças. aqui tens um espaço para assinalar no teu roteiro pelas possíveis prendas de natal. nós estamos por lá. aparece!

12 outubro 2012

almofadas que voam para outros lugares...


algumas das nossas almofadas no final da exposição já vão habitar outros lugares... a escolha já começou. algumas das almofadas têm sido sucesso de preferências!!!... aos poucos começam a ser assinaladas com uma PINTA VERMELHA. eu também já escolhi a minha!!! *

08 outubro 2012

Sonhos às Pintas Vermelhas - Guimarães


a Exposição "Sonhos às Pintas Vermelhas" [intervenção Têxteis.Fotografia.Música.Video com Helena Zália, Márcio Décio e Vânia Kosta], apresentada no Guimarães Noc.Noc vai continuar patente no espaço São Mamede, durante o mês de Outubro.

se ainda não foste conhecer estas pintas, ainda vais a tempo... no entanto algumas intervenções, nomeadamente a instalação de video que esteve na montra e as músicas que habitaram algumas das almofadas, já não se encontram disponíveis.

quem desejar adquirir algumas das almofadas desta instalação pode contactar-me.

obrigada a todos os que apareceram por lá.
"Sonhos às Pintas Vermelhas" para todos.
***

02 outubro 2012

Guimarães Noc.Noc. "sonhos às pintas vermelhas"


em parceria com a Helena Zália e o Márcio Décio vamos apresentar uma instalação intitulada, "sonhos às pintas vermelhas", integrada no Guimarães Noc-Noc. por isso já sabes, dia 5 , 6 e 7 de Outubro que é já este fim de semana, vai passear para Guimarães. vais ter a oportunidade de descobrir muitos projectos interessantes. a nossa instalação vai ganhar forma na Galeria 0 do São Mamede. mas estejam muito atentos às pintas. elas vão habitar também outros recantos deste espaço.

[AQUI, podem voltar a ver um video que lançou alguma curiosidade sobre este projecto]