27 setembro 2011

"um lugar onde amanheça" - museu d.diogo de sousa


a associação famílias, no âmbito do projecto convergências e em parceria com a clarabóia – agenda cultural da casa do professor, apresentam a exposição colectiva “um lugar onde amanheça”, no museu d. diogo de sousa em braga, de 1 a 30 de outubro. [localização: museu d.diogo de sousa , rua dos bombeiros voluntários, 4700-025 braga I horário: aberto de terça-feira a domingo das 10h00  às 17h00]


os trabalhos artísticos produzidos especificamente para este projecto abordam as questões centrais do projecto convergências nomeadamente: a cidadania e a igualdade de género, a violência doméstica ou o tráfico de seres humanos.


artistas convidados:
ana caldas I ana pascoal I bárbara fonte+antónio machado I beatriz albuquerque I bento duarte I bernardino silva I domingos loureiro I filipe moreira I guilherme braga da cruz I helena santos I hernâni fernandes I hugo delgado I joana de deus I joão catalão I joão concha I joão noutel I jorge vilela I josé soares I luísa silveira I manuela são simão I mário sequeira I pedro marcolino I pedro soares I sara mota viana I  sílvia alves I sofia de carvalho I teixeira barbosa I teresa gil I una cátia cardoso+catarina sousa+vera narciso I vânia kosta


“Amanhece num mundo onde gostamos de nos demorar. E anoitece da mesma forma. A partir da afectividade convergente e respirável da mudança. Já não amanhece no olhar daqueles que estão sujeitos à dissonância de uma violência despropositadamente próxima. Nem aí anoitece. É essa oposição entre uma polissemia positivamente coreográfica e a estridência da sua quebra que é aqui proposta enquanto motor de interpretação e sensibilização artística. Amanhece onde interiormente amanhece. Em espaços tocados pelo calor. E em espaços que depois o reflectem.”
João Catalão, julho 2011






"Santa Teresa escreveu sobre a noite escura da alma, um tempo negro em que não se entendia Deus, quer dizer, o mundo. Creio que a noite escura nos habita, às mulheres, e somos por ela habitada há milénios, desde que o primeiro homem saiu da caverna, se pôs de pé e se sentiu capaz de dominar alguém da sua espécie que era menor em estatura. Desde então todos os códigos se escreveram para satisfazer o instinto primário da dominação e as mulheres, habitadas pela noite escura, acreditaram que era mandamento divino estarem submetidas ao varão e reproduziram literalmente o estigma da inferioridade.


Agora sabemos que não, que nós, mulheres, temos direito a contar-nos a nós mesmas, a dizer eu, a travar quem venha com histórias para que sigamos a ordem que outros estabeleceram. Não há amos, nem reis nem bandeiras que possam proteger o crime da desigualdade. Somos, as mulheres, hegemónicas entre hegemónicos, co-responsáveis pelo governo da casa e do mundo, redactoras de leis e impulsionadoras de tendências. Nenhuma mão pode levantar-se sobre uma mulher, nenhuma condenação é admissível por ela exigir a liberdade que sempre deveria ter sido o nosso património. A noite escura de Santa Teresa pode hoje iluminar-se com a vontade decidida de mulheres dispostas a parir usos e normas, outro mundo que renegue o que fez escravos e mantém escravas.

Podemos iluminar, sim, mas sobretudo podemos abandonar os medos seculares que nos habitam e que nos fazem depender dos costumes. A liberdade custa mas nós, mulheres, temos vindo a subir todas as encostas carregando os filhos e todos os preconceitos. Agora já não temos medo. O pano desceu, estamos no palco, é a nossa hora e temos a palavra. Que se ouça, é de justiça."  
Pilar Del Rio, 2011
(a claridade que chega, texto feito para a exposição "um lugar onde amanheça")

26 setembro 2011

"dos modos nascem coisas" - albergaria.à.velha


albergaria-à-velha foi palco de um encontro de fazedores de arte, "dos modos nascem coisas" assim se deu nome a este encontro. foram diversas as actividades que a albergar-te proporcionou a todos os que visitaram este espaço nos dias 23, 24 e 25 de setembro. momentos de partilha de saberes. workshops de escrita criativa, feltragem, tecelagem e fiação foram alguns dos que desejei explorar. (por aqui mais fotografias deste encontro)

21 setembro 2011

o casamento de pedro & inês na capela da aldeia foi notícia...




ainda sobre os elEmEntOs à sOltA na cerdeira, aqui fica uma notícia onde o casamento do 
pedro & inês também foi falado com entusiasmo. quem lá esteve participou deste momento e eles já prometeram partilhar mais novidades em breve...

uma visita pelos elEmEntOs à sOltA no buçaco... e ela escondida...

escondida... by vÂniAkOstA
escondida..., a photo by vÂniAkOstA on Flickr.
foi difícil a selecção. dos trabalhos. do espaço em volta. dos artistas. esses são pessoas muito tímidas... alguns deixaram-se fotografar, sabendo que apenas alguns de nós iriam ver. tenho pena de não poder partilhar alguns desses momentos especiais de cumplicidade, partilha e companheirismo. lindas fotos se tiraram. da difícil selecção, aqui ficaram apenas estes diversos apontamentos. a atmosfera que respiramos durante estes dias está presente em cada um deles. aqui, a menina que um dia sonhou com os elementos à solta e que desde então tem tornado esse sonho realidade para si e para tantos outros. obrigada e um grande beijinho para ti "vizinha"

20 setembro 2011

09 setembro 2011

Elementos à Solta - Art mEets nAtUrE nos jardins do Palácio Hotel do Buçaco



começou a contagem decrescente... 

"Elementos à Solta - Art Meets Nature", habitualmente organizado na Aldeia da Cerdeira - Lousã, vai realizar-se de 16, 17 e 18 de Setembro na Mata Nacional do Bussaco. Os trabalhos de cerâmica, madeira, pedra, metal, têxtil e gesso dos artistas convidados não habitaram desta vez os recantos da Aldeia do Xisto da Cerdeira mas nos recantos encantados dos jardins do Palácio Hotel do Buçaco.

07 setembro 2011

há estrelas no céu...


[a noite passada olhei encantada o céu como há muito tempo não fazia]

menina e as estrelas...


um mobile para salpicar de encanto um quarto de bébé. e quando a bebé crescer pode levar a passear esta menina das estrelas. nesse dia passará a ter uma amiguita de bolso que irá encantar-se com o mundo à sua volta.

---------


artigo. mobile de criança com menina e estrelas

descrição. boneca feita em tecidos de algodão e aplicações em feltro. estrelas em feltro que poderão ser perfumadas com alfazema natural. o móbile pode ser suspenso sobre o berço mas possui uma pequena borracha caso pretenda suspender na janela ou numa superfície lisa em que a borracha adira.
medidas. 

POR ENCOMENDA

04 setembro 2011

notícias que chegam do outro lado...


o pequeno gabriel não vai perder de vista a sua chupeta. este seu novo amiguito vai tratar de olhar por ela. (e aqui um muito obrigada por estas fotografias. é sempre com entusiasmo que recebo as fotografias das minhas personagens que vivem hoje por aí fora. claro que só publico as que me autorizam a partilhar. tenho tantas, tantas outras divertidas guardadas com carinho no meu álbum)