31 agosto 2011

para relembrar... a 6ªedição dos ElEmEntOs Á sOltA

um video sobre a 6ª edição dos elementos à solta na aldeia da cerdeira... com ele sentir a atmosfera do lugar, conhecer algumas das iniciativas desenvolvidas durante o evento, ouvir um pouco da voz de amélia muge e conhecer alguns dos trabalhos dos artistas convidados.

30 agosto 2011

uma gata feliz...


e este ano voltou a ir de férias. na sua transportadora olhou o país de norte a sul. reconheceu os lugares por onde foi passando. de regresso a casa uma paragem para esticar as patinhas e fazer um chichi. fartou-se de enrolar na areia e no tronco da árvore. 

um dia foi acolhida da rua. hoje continua a ser cuidada com carinho. se esta gata falasse. esta sim, teria muitas histórias para contar. os lugares por onde sempre andou. uma gata viajada de facto. explorou jardins de norte a sul de portugal. nunca ficou em casa sozinha. sempre gostou de viajar acompanhando a sua dona. de carro. de autocarro. de comboio. julgo que nunca de avião. por diversas vezes assustou o coração de quem dela cuidava com imensa ternura e afeição. atacada pelo menos por duas vezes por um cão descontrolado. julgo terem sido apenas estas duas situações com cães mas muitos outros problemas de saúde que passaram com cuidados e atenções redobradas. poderia nestes episódios ter deixado de contar histórias. mas não. a minha avó sempre cuidou dela. ela sempre cuidou da minha avó. todos nós julgávamos que a nina também iria nos deixar naquele dia. continua a viver feliz. continua a ser cuidada com ternura. se a minha azeitona viver tantos anos assim, com a mesma saúde e genica, vou ficar feliz. 20 anos convertidos na idade felina correspondem segundo dizem a 100 anos. 

companheiro de viagem...


durante a viagem avistei um apontamento curioso na estrada. um companheiro de viagem no mínimo original e com um ar muito satisfeito. 

28 agosto 2011

uma folha ao sol...


entretanto já folheei mais umas páginas do livro debaixo do guarda-sol branco e azul. quando acabar este, segue-se um outro.

debaixo de um guarda-sol azul e branco...


noutros tempos, tantos os castelos construídos na areia... (alguns levados pelas ondas do mar) às palavras das histórias que me são contadas, seguiram-se alguns esboços sobre o meu caderno de apontamentos. diferentes ideias. diferentes traços que um dia ganharam forma e novo sentido. as imagens vão chegando, ora despertadas por uma palavra escrita, ora por pura intuição. e numa folha de papel garanto a sua lembrança para amanhã. e seguiram-se uns dias de sol de papo para o ar...

27 agosto 2011

um vestiário na praia...


numa caminhada pela praia... uma imagem curiosa. um vestiário improvisado bem junto ao mar ou melhor às rochas. as senhoras atrás a experimentar as suas roupas preferidas (bem debaixo da falésia onde a placa perigo se destaca aos olhos apenas de alguns). as roupas espalhadas pelas rochas. visto daqui o meu gosto particular pelo vestido às pintas brancas com um lindo laço vermelho. era esse o que escolhia...

21 agosto 2011

a alegria de construir castelos de areia...


uma pequena pausa... coisas espalhadas sobre a cama. tecidos frescos. o protector solar. a toalha de praia. os meus lenços preferidos (porque os uso durante todo o ano, não consigo sair sem um deles). o meu bloco de apontamentos. o biquini. não esquecer o lápis de grafite. vou-me esquecer do chapéu! o ipod recheado de música (é-me tão essencial como o sangue que me corre nas veias!) a compra de um livro para ler com os pés enterrados na areia ou mergulhados na piscina. preparo a mala para uns dias de praia por terras algarvias. quando regressar ao norte lá vou mergulhar com entusiasmo nuns dias de plena criação (porque o próximo encontro de artes está para breve). olhando esta fotografia e a alegria com que construía castelos de areia na praia já vejo o entusiasmo do simples gesto de criar. neste tempo construía castelos de areia. nunca iria imaginar que hoje iria criar personagens que os pudessem habitar. 

14 agosto 2011

em Serralves... BodySpaceMotionThings


fui e vou voltar... fui com um grupo de amigos a Serralves. uma instalação gigante onde toda a gente pode entrar, trepar, escorregar e balançar. o resultado foram momentos de diversão. muito entusiasmo. muita risada e vontade de voltar a tentar. eu gostei particularmente das estruturas no hall e este aqui. mais umas tentativas e seria quase perfeito. os seguranças estavam por lá para "controlar" o entusiasmo das pessoas e dar algumas dicas quando viam alguém mais atrapalhado. nesta cena a certa altura um deles deve ter visto que eu ia cair e aproximou-se para amparar a queda. simpático :) ao fim da minha terceira tentativa lá me deixou em paz. eu e a estrutura tornámo-nos num só elemento. já sei o que quero pelo aniversário! :D antes desse dia chegar, porque ainda falta um pouco, eu quero voltar a Serralves. vou voltar e levar mais amigos para nos divertirmos como crianças.

se ainda não foste não percas, até 23 de Outubro em Serralves, a Exposição de Robert Morris - BodySpaceMotionThings.

11 agosto 2011

a dormir de língua de fora...


a azeitona já anda com um bocadinho de ciúmes com tanto protagonismo da parte da bi. apanhei-a hoje numa soneca profunda e como já deu provas de ser bastante fotogênica lá dei início a uma pequena sessão. aos poucos foi despertando. abriu o olhinho azul e foi prestando cada vez mais atenção ao que se passava em volta. e aqui ficam diversos apontamentos já que me foi difícil escolher. qualquer dia a azeitona faz também a sua sessão fotográfica. e a pretinha, essa quase nem a tenho visto tal é o medo desta nova companheira de casa. por outro lado já fez amizade com a azeitona. com as correrias durante as suas travessuras pode ser que a azeitona perca uns quilinhos...



um coração numa folha...


numa das últimas noites ainda em vila do conde, depois de ter desencaminhado quase todos para um delicioso crepe gelado para lá da meia-noite, ao regressar pelo mesmo caminho que havia passado minutos antes olhei para o chão e encontrei esta folha. voltei a olhar porque me parecia ter visto uma forma de coração. peguei nela e olhei de novo um pouco mais de perto. uma forma tão perfeita assim só pode ter sido feita por alguém. terá sido ali deixada para alguém encontrar mais tarde? eu achei-a. coloquei-a na bolsa para fotografar logo pela manhã, mas a verdade é que entretanto me esqueci dela na bolsa. de regresso à minha cidade, e depois de ter feito uma limpeza à bolsa achei-a de novo, porque já nem me lembrava de a ter. e finalmente a fotografei hoje. nem sei como entretanto não se quebrou. e aqui está ela.

09 agosto 2011

Elementos à Solta - Art mEets nAtUrE nos jardins do Palácio Hotel do Buçaco


nos próximos dias estarei a dar continuidade ao trabalho para um evento que tu não deves deixar de visitar

"Elementos à Solta - Art Meets Nature", habitualmente organizado na Aldeia da Cerdeira - Lousã, vai realizar-se de 16, 17 e 18 de Setembro na Mata Nacional do Bussaco. Os trabalhos de cerâmica, madeira, pedra, metal, têxtil e gesso dos artistas convidados não habitaram desta vez os recantos da Aldeia do Xisto da Cerdeira mas nos recantos encantados dos jardins do Palácio Hotel do Bussaco.

08 agosto 2011

Galeria de vÂniAkOstA

espaços visitados...dormindo e acordando por um tempo junto ao mar...linhas...a leitura...no chão...


no chão...descobrindo...olhando curiosos os que passeiam...apontamentos num postal...outro apontamento...um apontamento do meu universo de pano...


daria um belo quadro...sombras suspensas...sombras suspensas...o céu como plano de fundo...o céu como plano de fundo...




outros apontamentos de vila do conde. algumas palavras. amizade. partilha. cumplicidade. um banco de jardim com iguarias do país. outras preparadas em casa. outras colhidas do próprio pomar. um bom vinho. uma deliciosa musse de chocolate. do norte ao sul. e alguém nos presenteia com música. a brisa respira. fresca com cheiro a mar. boa conversa. partilha de histórias. risadas. texturas e formas que tocamos com o olhar. apontamentos visuais que registamos. apontamentos visuais que hoje lembramos.