27 maio 2008

cada degrau mais lento que o caracol...


Mais uma vez a caminho de uma pequena “escalada” até ao cimo de uma varanda voltada para a cidade. Ao longo da escadaria olhamos o topo das árvores, ouvimos o gilriar dos pássaros, o silêncio do céu e o mermurunho encantado do interior da montanha.

em cada degrau um pequeno tesouro ...


Fomos surpreendidos por vários apontamentos da Natureza. 

Pequenas formas que o olhar registou e hoje podemos voltar a contemplar.


a chuva não assustou ninguém...



As nuvens que pairavam no cimo das nossas cabeças anunciavam pequenos chuviscos que caiam mais tarde em direcção aos nossos pés. Esta chuva teimosa encorajou várias pessoas a sair de suas casas. Numa nova aventura ao longo do escadório, registamos vários apontamentos da Natureza  que o nosso olhar atentamente contemplou. Chuvia e o dia estava belo. Vários guarda-chuvas desceram o escadório porque várias pessoas levaram-nos também a passear nesse dia. 

visitas pela manhã na varanda...




Depois de acordar e do pequeno-almoço tomado voltei para a cama olhando o céu. Aquelas nuvens ao longe anunciavam uma chuva teimosa que encorajava alguns a sair de casa para um passeio. De repente o olhar é visitado pela silhueta de dois pequenos pardais. O gilriar do pequenino que aguardava no ninho insistia cada vez mais pelo alimento. As migalhas de pão semeadas no parapeito da varanda foram descobertos pelo olhar ternurento dos papás que saiam para as compras do dia. 

sorri para a fotografia...

uma miniatura...

...que fotografias irei tirar com esta pequena máquina fotográfica?

21 maio 2008

deslizando no rasto de um arco-irís...



ao desviar o olhar, por breves momentos, para as silhuetas do mundo lá fora, fui surpreendida pela singela presença de um arco-irís no céu. [uma montagem atabalhoada que não deixo de partilhar]

20 maio 2008

o último registo do fim de semana...

em busca da borboleta azul...



diz-se que neste pequeno local, acolhido pelo parque natural do Alvão, existe uma  espécie de borboleta azul que muito poucos foram capazes de olhar. Tem sido preservada uma passagem pela montanha  [com cerca de 10 metros], para salvaguardar a presença deste pequeno ser da natureza... vejam além... lá vai uma borboleta azul!

uma caminhada pelas montanhas...













com algum tempo, já tinha sido assinalada no calendário, uma caminhada pelas montanhas [com passagem pelas Furnas/Vila-Real]. Preparada a mochila [nomeadamente com alguns miminhos para saborear lá do alto, entre eles empadas de seitan e legumes], lá seguimos com destino a Vila-Real, mais concretamente Lamas de Olo. Com o grupo todo reunido [sem faltar a Sasha, a dalmata lá de casa com quem os mais pequenos deliraram durante todo o percurso] iniciamos esta pequena jornada. Teria muito para descrever, mas hoje deixo apenas alguns registos deste fim de semana simplesmente fantástico, junto de pessoas muito especiais.

10 maio 2008

uma delícia para o olhar...

 

Na brisa fresca daquela árvore do terraço do cor de tangerina, saboreamos uma fatia de bolo de laranja com cobertura de gelatina de algas salpicada com pételas de flores. Uma imagem. Um gostinho para o olhar... e seguiu-se mais um pedido para a nossa mesa, [que pão delicioso... com cobertura de sementes de sésamo e sementes de papoila, barrado com doce de manga... hummmm].


Quando forem a Guimarães não deixem de visitar e saborear um dos muitos miminhos que o cor de tangerina tem para ti. [espaço situado no Largo Martins Sarmento, nº89 , 1ºandar, visitem também: www.cordetangerina.org]

08 maio 2008

um passeio pela praia...



um passeio pela praia... e que passeio... quantos quilometros andamos nós? como poderiamos imaginar que deste lado da margem quase seriamos capazes de chegar ao outro lado do rio... o farol de esposende nunca esteve tão próximo do nosso alcance! para quando uma travessia a pé? [só se perdemos o juizo, a corrente continua forte!]