30 maio 2007

pormenor de "silhuetas de fantasia"

lamento que tenha acontecido...

Acordei cedo pela manhã…

(aguardo uma imagem ilustrativa do momento)
...preparei mais uma vez a mala verde de pano, aquela que a minha mãe fez quando era eu ainda muito pequenina. Nela levei algumas das minhas personagens. Durante a viagem fizeram alguma algazarra no carro. Estavam todas entusiasmadíssimas para conhecerem os pequeninos do Colégio D.Diogo de Sousa, em Braga. Quando tudo estava preparado, foi fácil iniciar a viajem pelo Universo da Perna Longa com muitos dos pequenos sorrisos presentes no auditório do Colégio, sem esquecer também o acolhedor sorriso das educadoras. Obrigada pelo vosso carinho!

personagens para a animação do conto "Barriguinha"


No passado dia 12 e 26 de Maio, decorreu na Livraria 100ªpágina, a Animação pela Associação Contos do Baú do livro “Barriguinha” de Steve Smallman ilustrado por Tim Warnes. Esta animação contou com a utilização dos meus fantoches.
Se desejares adquirir alguns destes personagens, ou então encomendar o teu próprio personagem em versão fanoche, basta contactar-me!

17 maio 2007

Delicado Coração de Líquene


 Partilho com todos vocês um dos recantos do Museu dos Biscainhos, em Braga, no qual se integra uma das minhas propostas na Intervenção Colectiva: “On the Other Hand/ Sombra-Clara”, intitulada: "Delicado Coração de Líquene". Esta peça foi desenvolvida a partir do molde de uma pedra figurativa que se encontrava no jardim do museu e a qual despertou, desde o primeiro instante, a minha empatia. Com esse molde em gesso recriei uma nova personagem. À figura de pedra, que me pareceu "esquecida" naquele recanto do jardim, "dei-lhe" um novo lugar. A superfície das águas da fonte central, situada no jardim "interior" do Museu, beijam agora a sua superfície de pedra.

 "No silêncio daquele recanto do jardim descobri a tua silhueta. Uma vestimenta em tons de cinza, cobre a tua tímida nudez. Um coração de líquene transparece na tua superfície. Olhei-o de novo. Não quis despir-lhe significados. Comoveu-me apenas a forma como cuidava das tuas feridas. Nesse instante moldei a tua superfície conduzida pelo toque do meu olhar. Olhei-a cuidadosamente com a ponta dos meus dedos. Fecho os olhos. A memória do gosto da brisa daquele recanto do jardim, a musicalidade das cores da folhagem e a intuição de todas as partículas que nos circundavam naquele instante e naquele espaço, outrora habitado por gentes de épocas que se imortalizam em cada pormenor dos objectos desta casa-museu, veio ao meu encontro. Numa nova forma dei-te um coração de esperança. Reforçar, simbolicamente, aquele que crescia sobre a tua superfície e que humanizava delicadamente a tua existência. Ver neste instante a tua imagem reflectida na superfície destas águas dá de beber à memória de outros lugares, à superfície das águas desses lagos e dos fjords que reflectem o infinito do céu, para onde o teu olhar se perde… ou se encontra." Vânia Kosta


 Faz também parte da minha proposta, nesta intervenção colectiva, os diversos rostos que se encontram nos claustros situados neste jardim "interior" do Museu. Surguiram da reprodução em diferentes materiais dos rostos observados nesta fonte. "Tecendo olhares", título desta intervenção, simboliza o amor que se reflecte de diferentes formas e sentidos… estes olhares que tecem cortinas de ternura e delicadeza olham pela figura de pedra, com coração de líquene, neste seu novo lugar.

Museu dos Biscainhos - Intervanção Colectiva: "On the other hand/sombra-clara" 19 de Maio a 19 de Junho


O Museu dos Biscainhos – palácio setecentista em pleno coração da cidade de Braga – recebe uma intervenção colectiva de arte contemporânea, teatro, performance e concertos. “On the other hand / sombra-clara” é o nome do projecto, que procurará, durante 30 dias, relacionar, estimular e promover a actividade artística, neste espaço de carácter histórico, cujas possibilidades de reformulação e reinterpretação de contextos e objectos que o compõem se adivinham imensas.

É por entre as influências barrocas e neoclássicas das várias áreas do Museu e o inesperado e maravilhoso jardim, para o qual este se prolonga e desdobra em várias zonas e recantos a descobrir, que o projecto vai buscar inspiração, num esforço de “tornar perceptível a multiplicidade de projecções e interligações históricas e pessoais associadas aos cenários e objectos propostos pela exposição permanente”. “On the other hand/sombra clara” terá início a 19 de Maio, às 19h, num evento que conta com as actuações da escola de dança Arte Total e do grupo de teatro Sem Palco, da Audiência Zero, com a performance “A Casa do Lado”, seguidas da improvisação instrumental do colectivo Space Ensemble, do som das taças tibetanas de Ana Taboada e do concerto de cítara indiana de Franklin Pereira. A cooperativa de comércio justo, Cor de Tangerina, também estará representada na inauguração. Neste mesmo dia, a artista Carla Cruz, dará início à “habitação” de um dos aposentos do museu, numa performance que se estenderá a todos os sábados da duração deste projecto.

Quanto à exposição, no âmbito mais ou menos formal, participam com instalações, imagens, esculturas, vídeos, sons e palavras, o seguinte certame de artistas: Adelina Lopes, Adriano Faria, Ana Caldas, Ana Pascoal, Bento Duarte, Carla Cruz, Carlos Fortes, Carla Mendes, Franklin Pereira, Helena Cordeiro, Helena Santos, Hugo Calçada, Iva Dias, Inês Ferreira, Joana de Deus, Joana Pinheiro, João Foldenfjord, João Noutel, Manuela São Simão (+ Sem Palco), Micaela Amaral, Miguel Meira, Paulo Neves, Paulo Nogueira, Ricardo Fiúza, Rita Carvalho, Sofia de Carvalho, Teixeira Barbosa, Teresa Luzio, Vânia Kosta e Valter Hugo Mãe.
Outras actividades de animação e dinamização deste projecto, a realizar durante os fins-de-semana, serão divulgadas ao longo da sua permanência.

Francisco Ferreira
(texto retirado do site www.audienciazero.org)

11 maio 2007

pequenos recantos de "Silhuetas de Fantasia"

A música compôs de novo o ambiente. Sentei-me um pouco para olhar tudo o que tinha feito na noite anterior. Semeei pequenos pormenores. Algumas pistas para quem busca significados ou simplesmente encontra aquela magia especial nas pequenas coisas. Registei alguns desses recantos para vocês, mas a essência, a mística do próprio espaço influencia o nosso olhar. Mesmo assim, aqui fica um bocadinho do que podem ver se visitarem esta exposição. (15 de maio a 3 de junho na Torre de Menagem, em Braga)

Naquela boneca de pano, uma parte me mim estaria sempre presente junto de ti…


Algumas pessoas ouviram o meu apelo. Sou sempre agradavelmente surpreendida com as fotografias que me chegam daquelas personagens - perna longa que vivem agora noutro lugar.

No aconchego da minha almofada olho as estrelas lá no alto. As silhuetas das personagens que desejo criar um dia pintam-se de pequenos flocos de sonho que o mundo real não é capaz de apagar.

Um olhar curioso espreita as ruas da cidade… Estes mesmos olhares irão olhar por mim e do alto da Torre vão olhar muitos vultos que passeiam pelas ruas da cidade. O aroma do café da Brasileira quase vence a espessura destas paredes de pedra e inspiram o meu olfacto. Que gosto teria o café servido aqui dentro?

Minha pequena Saloia guarda as chaves deste lugar…

de regresso à Torre de Menagem

Transportei de novo as chaves da Torre de Menagem na minha bolsa. Desta vez um “olhar curioso “ olhou por elas durante todo o percurso. Mesmo que tentasse chegar até à Torre discretamente, as chaves não mo permitiam. Tilintavam freneticamente à medida que caminhava. Não fui capaz de me abstrair do ruído que faziam e por isso desejei alcançar o portão verde o quanto antes. Possuir estas chaves é como se tivesse ao meu alcance a “chave” de algo misterioso. Qual será o seu segredo? Até dia 3 de Junho será a “chave” para chegar até ao pequeno universo de fantasia que procurei recriar dentro desta torre que tantas recordações me trás sempre à lembrança. Com as pequenas indicações, feitas durante a noite passada, iniciei a montagem da exposição. Liguei a música e arregacei as mangas. À medida que naquelas paredes de pedra se figuravam as silhuetas das minhas personagens de pano, as ideias de como deveria usar o espaço fluiu naturalmente. Consciente das limitações que tinha, sobretudo relativos aos recursos humanos, tentei fazer o meu melhor. A música embalou aquele momento. Sem dar conta... as horas passaram. Fechada na torre não me apercebi do dia escurecer. Olhei tudo de novo e despedi-me das minhas personagens. Volto amanhã!

08 maio 2007

Posto de Turismo - Braga


durante a semana de 7 a 12 de Maio, a montra do tosto de Turismo de braga acolhe algumas das minhas personagens de pano.

Exposição "Silhuetas de Fantasia" 15 Maio a 3 Junho



De 15 de Maio a 3 de Junho, na Torre de Menagem, em Braga, está patente a Exposição de personagens de pano – Perna Longa, intitulada “Silhuetas de Fantasia”. Se o universo da Fantasia, do Sonho e do Mistério te fazem sorrir, não deixes de aparecer.

Abertura:
Terça/Sexta
15.00/18.30

Sábados
10.30/12.30
15.00/18.30

Domingo (dia 3 de Junho)
15.00/18.30