16 junho 2006

Quando comecei a ver as minhas Perna Longa a serem adoptadas, senti que gostaria de continuar simbolicamente ligada a elas. Fiz esse apelo e desde então tenho recebido notícias de todas aquelas que entretanto foram acolhidas por novas famílias.
É com muito entusiasmo que recebo desenhos das Perna Longa vistos pelos olhos dos mais pequenos, fotografias divertidas com estes personagens de trapos, assim como os nomes que vão sendo escolhidos para estes amiguitos de trapos.
Se um dia vieres a adoptar um Perna Longa envia-me um e-mail a contar a novidade. Se desejares fazer parte desta família, envia também os teus desenhos e as aventuras com o teu personagem de trapos, não esquecendo de identificar a personagem com o número que encontrarás na etiqueta e na própria personagem.
Perna Longa, são personagens de trapos confeccionadas com muito amor e ternura. Nas primeiras personagens, recorri com frequência ao velho baú do sótão, onde fui guardando alguns tecidos e galões que discretamente tirava das caixas de costura da mamã ou então retalhos dos figurinos confeccionados para o teatro. Hoje, quando saio de casa com o saco e o porta moedas debaixo do braço, perco frequentemente a cabeça. É natural pensar que nos dias em que faço telintar o sininho da porta daquela velha retrosaria, o meu olhar se perde pelas inúmeras caixas de botões, nas gavetas cheias de galões coloridos, com os rolos de tecidos encostados nas prateleiras, com as missangas coloridas, com tantos materiais expostos e com os quais começo a imaginar de imediato novas personagens...

14 junho 2006


No dia em que decidi visitar a canarinho despenteado à Holanda, decidi criar também um pequeno companheiro de viagem para mim. Desde esse dia, nunca mais fui capaz de me separar dele. Chamei-lhe Yuri. Confesso que por vezes ao olhar para alguns dos personagens que acabo de criar, sinto que não vou ser capaz de me separar deles. Existe qualquer coisa no seu olhar, na sua forma que comunica imediatamente comigo. Neste momento, tenho cerca de 25 personagens Perna Longa, das quais não sou capaz de me separar.

A primeira personagem de trapos, nasceu em 2004, quando resolvi criar um companheiro de viagem para acompanhar a canarinho despenteado na sua jornada à Holanda, ao abrigo do projecto Erasmus. Simbolicamente, sentia que naquela boneca de trapos, uma parte de mim estaria sempre com ela. No instante em que olhei para aquela criatura, com um toque de ternura no olhar, não fui capaz de lhe dar um nome. Chamaria-lhe mais tarde, Perna Longa. Contudo, este projecto foi ganhando forma sobretudo porque os amigos sugeriram que deveria pensar em continuar a criar mais personagens do género.

As formas exploradas na confecção destas personagens, nascem espontaneamente no instante em que a agulha dança sobre a superfície de um tecido. Contudo, não posso negar a inevitável inspiração da atmosfera mágica dos contos que alimentaram a minha infância, assim como a atmosfera mágica que absorvi aquando da minha jornada na Noruega, em 2003, ao abrigo do projecto Erasmus e onde aproveitei para desenvolver uma pesquisa sobre os seres mágicos que sobrevivem nas Lendas dos Países Nórdicos.
Assim, a Fantasia, a Imaginação, a Intuição, o Mistério e o Sonho são todos eles ingredientes essenciais para a criação destas personagens de trapos.
Desde então já criei 154 Perna Longa. Cada personagem encontra-se respectivamente identificada e assinada.

04 junho 2006

onde vivem algumas das pErnA lOngA...


[se uma encanta, duas encantam muito mais. se duas encantam. três encantam muito mais... parece que um deles passou a chamar-se Rei Artur, outra é a Raquel, a terceira continua sem nome!]